Sobre minha ausência na web

Boa noite, pessoal.

Aqui falando é o autor Diogo Cysne. Recentemente, na tentativa de substituir minhas usuais “críticas” por um modelo ainda mais sucinto, eu (re)criei* uma conta no Twitter para me comunicar mais brevemente e sem compromissos com interessados em minha obra.

Em poucos dias – acho que menos de três – eu fechei a conta. A brevidade do Twitter é ilusória. O serviço é uma porta de entrada fácil para procrastinação, desinformação e escrita medíocre. Seu efeito em mim não diferiu muito do de uma droga: fisicamente repulsivo.

Embora eu ame a Internet, creio que minha posição nela é a de um consumidor, não de um produtor de conteúdo. Enquanto mídias sociais são geralmente uma experiência negativa em virtude de sua frivolidade, espaços como este meu blog também se quedarão desatualizados por longos períodos de tempo, pois meu trabalho anda intensivo.

Da preparação até a escrita de fato, eu gasto de três a cinco horas por dia em meus livros, e outras cinco são dedicadas ao meu pequeno “emprego” freelance, o qual me garante uma vida simpaticamente confortável (graças a ele, morarei por curtos períodos em Santiago e, se tudo der certo, Madrid no próximo ano). Fora isso, entre duas e quatro horas extras são dispensadas para o cuidado de minha obra já publicada, o que inclui revisões, impressões, conservação de exemplares e a atualização deste portal.

Nos dias mais atarefados, pois, eu invisto ao todo catorze horas em meu zelo pela arte. À luz disso, vocês hão de entender porque sou tão reservado em minha exposição online atualmente.

Sou, no entanto, um cortesão impecável, portanto nenhum e-mail que recebi até hoje deixou de ser respondido ou o foi com muita demora. Sintam-se livres, assim, para entrar em contato comigo toda vez que houver necessidade.

Como sempre, desejo-lhes um grande abraço e ótimas leituras.

*Entre março e junho, se me lembro bem, eu tive minha primeira conta na plataforma, e ela foi desativada pela mesma razão.

Responder

